A desastrosa ofensiva de Israel em Gaza, além de ser outro dos inúmeros episódios tristes da história da Palestina, deixou (até o momento em que este post é escrito) cerca de 1.900 mortos, sendo a maioria civis. Dentro deste infeliz montante estão mais de 400 crianças assassinadas, sendo que outras 2.500 estão feridas, segundo o Unicef. A ONU afirma que aproximadamente 370 mil menores necessitam de ajuda humanitária, principalmente psicológica. Segundo o chefe da Unicef em Gaza, Pernille Ironside, a proporção de crianças mortas em Gaza é absurda:

“A ofensiva teve um impacto catastrófico e trágico nas crianças. Se levarmos em conta o que estes números representam para a população de Gaza, é como se tivessem morrido 200 mil crianças nos Estados Unidos”

“Tragédia” é uma palavra muito tênue para definir este conflito. Gerações nascem e crescem vendo seus pais, amigos de escola, avós e vizinhos sendo mortos  em nome do ego e do terrorismo (na maioria das vezes, o terrorismo de Estado), suas casas sendo reduzidas a pilhas de pedras, e seu passado arrancado em explosões e humilhações constantes. Não é fácil ser criança na Terra Nada Santa.

Serj Tankian, vocalista da banda System of a Down, é mundialmente conhecido não apenas pelo seu talento musical, mas pelo seu ativismo político e a favor dos direitos humanos, que fazem parte de muitas de suas composições. Occupied Tears, canção do seu álbum solo Harakiri (2012), fala exatamente deste conflito na perspectiva de uma criança, dando um belo puxão de orelhas em Israel.

 

 

Holocausto, você provou o grande medo

Como você pode ocupar outra lágrima de criança?

É hora de acabar com esta miséria. :-(

this-war-of-mine

Um game que mostra o drama da guerra pelos olhos dos civis

topo-land-of-confusion

Disturbed e a Terra da Confusão

jews-and-arabs-refuse-to-be-enemies

Em campanha nas redes sociais, Judeus e Árabes se recusam a ser inimigos