A gente tá acostumado a jogar games de guerras onde controlamos soldados e exércitos em longas campanhas, com muitas trocas de tiros, explosões, mortes, vitórias e derrotas. Com a tecnologia de hoje, é possível reproduzir com detalhes os cenários terríveis e o sofrimento dos campos de batalha. Porém, numa guerra nem todo mundo é um soldado. Como seria um game sob o ponto de vista daqueles que mais sofrem, os civis?

This War of Mine é um jogo que se foca na sobrevivência e vulnerabilidade de civis. Em vez de jogar com um soldado de elite, você faz parte de um grupo que tenta sobreviver em uma cidade sitiada. Durante o dia, sair às ruas é extremamente arriscado – você pode ser vítima de snipers. À noite, é possível sair dos esconderijos à procura de suprimentos que vão te deixar vivo e manter o grupo, mas sempre sob o medo constante da morte iminente. O game nos leva a fazer laços com outras pessoas igualmente necessitadas, formando pequenos grupos de sobrevivência, que devem se manter coesos para sobreviver em meio ao caos e à violência.

“Para os soldados, a guerra é sobre vitórias. Para nós, é sobre como conseguir comida”.

De fato, este pode ser o jogo de guerra que todos nós precisamos. Vivemos em uma sociedade onde a violência é banalizada e se mostra presente até mesmo em nossas produções culturais, não só no mundo bacana dos games, mas também na indústria cinematográfica, televisiva, musical, “esportiva”… Ter um contraponto é sempre interessante, ainda mais quando ele denuncia o perigo da mentalidade militarista e provoca uma importante reflexão sobre o tipo de mundo que queremos ter para viver. E sobreviver.

O lançamento deste novo jogo da 11 Bit Studios está previsto para 14 de novembro no Steam, para PC, Mac e Linux. ;)

topo-land-of-confusion

Disturbed e a Terra da Confusão

serj-tankian-occupied-tears

Serj Tankian e as lágrimas ocupadas da Palestina

jews-and-arabs-refuse-to-be-enemies

Em campanha nas redes sociais, Judeus e Árabes se recusam a ser inimigos