HAITI

No ultimo tópico sobre o Haiti vimos toda a hipocrisia que se tornou visível depois do forte abalo de 7 graus na escala Ritcher. Um país esquecido e miserável subitamente ganhou toda a atenção do mundo, recebendo em uma semana uma quantia superior que o seu próprio PIB.

We-are-the-world

Na semana que se passou, artistas pop se uniram para regravar a célebre música “We Are The World“, lançada originalmente em 1985, como parte de uma campanha de combate a fome na África. Na época, 45 artistas formaram o grupo “USA for Africa” (agora “USA for Haiti” – claro, tinha que ser os Estados Unidos pra salvar o mundo mais uma vez) e cantaram a música escrita pelo finado Michael Jackson. A produção ficou a cargo de Quincy Jones.

Com a catástrofe ocorrida no Haiti, mais uma vez a “caridade” e a “solidariedade” midiática apareceram, e o mesmo Quincy irá produzir a nova versão da canção, que contará com cantores como Céline Dion, Snoopy Dogg, Justin Bieber, Usher, Katharine McPhee, will.i.am, Toni Braxton, entre outros. O dinheiro arrecadado será doado às vítimas do terremoto haitiano.

Obviamente, todos nós sabemos que isso é desnecessário. Toda a grana originária da venda dos discos pode ser obtida num estalo de dedos, a qualquer momento, independente de música. Porém,  o estardalhaço é necessário, a  falsa dedicação, e a já famosa recusa do cachê como exemplo  angelical de cidadania, são instrumentos de persuação para indicar um trabalho voltado para que o Haiti possa sair da situação calamitosa em que se encontra.

Então, esperaremos mais 25 anos pela próxima edição, afinal, problemas como estes só acontecem de vez em quando.

Todavia… Porque não pensaram num CD prol crianças do Iraque, ou do Afeganistão, arrasados por bombas que falam idioma inglês? E os outros países pobres ao extremo? Por que ficam/ficaram de fora? E as outras batalhas tão importantes , como a luta por democracia, igualdade de gênero, consciência política… Por que isso não aparece nas músicas dos artistas em questão? Por que só agora resolvem soltar a voz para clamar justiça social  e união? Ora… Porque são hipócritas!

Os artistas entrarão para a história, serão beatificados pela imprensa e pela opinião pública, suas vozes ficarão ainda mais famosas, o que alavancará mais vendas de seus próprios CD’s, e aí esperaremos mais 25 anos para uma nova edição… Afinal de contas, problemas como fome, miséria e pobreza só afetam o mundo de tempos em tempos.

Este é o grande show da hipocrisia. Todos assinam o seu atestado hipócrita, alguns se iludem, outros lucram com isso, e muitos alienados acabam crendo na bondade alheia, que surge apenas em momentos como este.

dilma-marina-aecio

Rage Against The Machine e o discurso dos políticos

first-gay-hug

Gays e homofóbicos são colocados frente a frente para um abraço

topo-land-of-confusion

Disturbed e a Terra da Confusão