Imagine que um grupo de alienígenas resolva dominar a Terra e para isso envia um mutante dotado de um poder bem interessante: se dividir em pessoas diferentes, que parecem ser adversárias, mas que no fundo falam a mesma coisa. E esse mutante, para cumprir a tarefa que lhe foi dada, vai parar no mundo da política. O que aconteceria?

Bem, esta seria uma tática bem interessante, e se olharmos um pouco ao nosso redor, parece que ela realmente existe e está em pleno andamento! Pra que perder tempo mandando um ET de Varginha andar por aí, ou brincar de “bobinho” no céu acendendo e apagando as luzes dos discos voadores se você pode simplesmente mandar uns mutantes com poder suficiente para comandar a porra toda?

meme-aliens-human

Este é o cenário do clipe da música Testify, da banda Rage Against The Machine. Ambientada no clima das eleições presidenciais norte-americanas de 2000, entre o candidato republicano George W. Bush e o democrata Al Gore, o clipe mostra como os representantes da “direita” e “esquerda” dos EUA repetem os mesmos discursos, que são financiados da mesma forma,  passando uma aparente sensação de oposição de ideias e/ou candidaturas, que na verdade pouco têm de diferente. Alguma semelhança com outro lugar que você conheça? :-P

Em época de eleições, é comum a gente ficar desanimado com a “política” ao observarmos os inúmeros candidatos literalmente estranhos que aparecem no horário eleitoral. Não apresentam propostas fundamentadas, não demonstram ter nenhum tipo de qualificação para os cargos aos quais estão competindo, e usam as mesmas táticas bisonhas na tentativa de nos seduzir e conquistar votos suficientes para terem um emprego estável, poderoso e bem remunerado de quatro anos (ou oito, no caso do Senado).

Quem controla o passado, controla o futuro

Quem controla o presente, controla o passado

Quem controla o presente agora?

Essa mesmice não é aparente, e sim um grande sintoma do nosso sistema político. A democracia (palavra bonita que a gente sempre ouve na TV em épocas de eleição – “ah, o show da democracia!”) tornou-se uma aparente ficção, ou até mesmo um rótulo bonito a um regime criado para eleger sempre as mesmas pessoas, que possuem os mesmos discursos, que têm os mesmos interesses e atendem sempre aos mesmos grupos.

Curiosamente, essas pessoas possuem elos com as mesmas famílias, aquelas milionárias e tradicionais com histórica ligação com a política nacional. Segundo levantamento da ONG Transparência Brasil, quase metade dos parlamentares que começaram a última legislatura têm parentes próximos na política. Dos que foram eleitos com 30 anos ou menos, 79% são filhos ou netos de políticos (o infográfico feito pela Galileu mostra direitinho). Já quanto ao discurso, os membros desta velha oligarquia sempre estarão alinhados a seus financiadores. Na eleição deste ano, os principais candidatos a presidência já receberam mais de R$ 22 milhões em doações, com grandes bancos e empreiteiras entre a galera “caridosa”. Se os patrocinadores são os mesmos de sempre, os discursos também serão iguais.

obama-bush

Quem é quem, afinal?

Pesquisas realizadas neste ano apontam que o número de eleitores indecisos é recorde em nosso país. Se o voto não fosse obrigatório, certamente teríamos uma taxa de abstenção semelhante à demonstrada no clipe de Testify, sobre o cenário norte-americano de 2000. A crise ética das instituições políticas do Brasil nos leva a este cenário desolador, onde as pessoas não se veem representadas.

Não é à toa que sempre ouvimos por aí alguém dizendo que “os políticos são todos iguais”. Apesar desta frase ser sintomática, ela é perigosa, pois alimenta não apenas a descrença na política como também estimula o distanciamento das pessoas deste tema. Se estamos imersos na mesmice política eleitoreira, por que não enfrentarmos esta realidade? Como diz a frase de Ralph Nader, no final do clipe, “se você não está envolvido na política, a política vai te envolver nela”.

Temos que nos envolver com a política! Participar dela, discuti-la, tratá-la como algo inerente ao nosso cotidiano, não como um negócio à parte que você pode fazer de conta que não existe ou simplesmente jogar nas mãos de terceiros. Afinal de contas, a política está terceirizada há muito tempo, e nossos problemas continuam aí sem solução.

Como bônus do post, que tal assistir ao Rage Against The Machine tocando Testify aqui no Brasil, no SWU Festival de 2010? Bora! :-D

topo-comunismo

10 notícias que mostram que o mundo já é comunista e bolivariano

obama-hillary

Reação do presidente Obama à petição contra o Golpe Comunista

drogo

A História da Guerra ao Drugo