A música Papa Don’t Preach (“Papai, não me dê sermão”, em inglês) é uma canção de dance-pop da cantora e compositora americana Madonna. Foi escrita por Brian Elliot e Madonna, para o seu terceiro álbum de estúdio, True Blue, lançado em junho de 1986. A canção combina ritmos pop e erudito, e sua letra trata da gravidez na adolescência e do aborto.
A música foi um sucesso comercial, vendendo cerca de 600 000 cópias somente no Reino Unido, alcançando o topo das paradas em vários países. Foi bem recebida pelos críticos, mas causou muita discussão por causa de seu conteúdo. Organizações feministas e outras do campo de planejamento familiar criticaram a diva do pop por encorajar a gravidez na adolescência, enquanto grupos contrários ao aborto a viam como uma mensagem positiva pró-vida. A canção também lhe causou o primeiro conflito com o Vaticano, porque ela dedicara a música ao Papa João Paulo II, que pediu aos fãs italianos que boicotassem os concertos da Who’s That Girl Tour, de 1987.
A música foi regravada por vários artistas, em destaque para a versão hard rock feita pela filha do Príncipe das Trevas, Ozzy Osbourne: Kelly Osbourne lançou um cover da música em 2002, juntamente com membros da banda Incubus e sob produção de seu irmão, Jack Osbourne.
Sugestões de músicas para o Original e Cover? Deixe nos comentários!
Posts já publicados
Iron Maiden e Damone – Wasted Years
The Police e Alanis Morissette – King Of Pain
Korn e Evanescence – Thoughtless
David Bowie e Nirvana – The Man Who Sold The World
Tina Turner e Northern Kings – We Don’t Need a Hero
Posts Relacionados
Rage Against The Machine e o discurso dos políticos
Disturbed e a Terra da Confusão
Grande Raps – Chaves