Se voceis pensam que nóis fumos embora 
Nóis enganemos voceis
Fingimos que fumos e vortemos 
Ói nóis aqui traveis!

Amigos desordeiros, ói nóis aqui traveis! No ritmo de Dêmonios da Garoa, vortamos e com muitas saudades de vocês! :-)

Depois de um longo período de férias e descanso (SQN), o blog está de volta com algumas novidades: novo layout, novos conteúdos, nova equipe e, portanto, uma nova temporada!

Mas… que raio de “nova temporada” é essa?

Convenhamos, essa expressão é bem legal. Dá a impressão de que estamos falando de uma série como Breaking Bad (SDDS Walter White), How I Met Your Mother (SDDS Mother) ou Game Of Thrones (SDDS Ned Stark). Um blog também pode partir para uma nova temporada. É como uma nova fase, com novos roteiros, personagens, tramas e capítulos. Depois de quatro anos de longas aventuras pela blogosfera brasileira, onde conseguimos ter mais de três milhões de visitantes, oito milhões de páginas visualizadas e o pódio do Prêmio Top Blog 2011 como um dos melhores blogs de humor segundo o júri acadêmico, anunciamos a nova temporada do Desordem Pública, que estará bem mais melhor de boa do que tava antes! :-P

Criado na monótona noite de Natal de 2009, o blog surgiu com o objetivo de abordar os assuntos do cotidiano de maneira divertida e crítica, e divulgar os conteúdos mais legais que circulavam pela internet. Havia espaço pra tudo, desde músicas toscas, “tirinhas memes”, vídeos engraçados e os principais virais da internet, como também vídeos, tirinhas , imagens e fotos  que tratavam de temas e notícias do dia a dia, numa pegada mais crítica e de reflexão. Havia espaço para tudo.

twitter-desordempublica-silvio-sabrina-sato

palmeiras-rebaixado

Acima, Sílvio Luiz (olho no lanceee) zoando o comentarista Caio Ribeiro com a gente, e a Sabrina Sato retwittando um de nossos trocadilhos infames (detalhe para o “Anjinho”, que era feio daquele jeito no início do blog). Abaixo, nossa montagem sobre o rebaixamento do Palmeiras publicada no R7. Aquele dia ficou nacionalmente conhecido como o Dia de Porcus Tristis.

Mais ou menos nessa época, a web presenciou uma verdadeira explosão de novos blogs, sobre todos os assuntos imagináveis. Boa parte deles (e isso significa dezenas de milhares) eram de humor. Com a demanda diária que nós seremos humanos temos de procrastinação, estes tipos de blogs começaram a receber muitas visitas e a se multiplicarem, visto que um montão de gente queria ter um blog popular e, além disso, faturar uma graninha com Adsense. Assim, a blogosfera ficou muito HUE HUE BR BR, com muito conteúdo ~zueira never ends~, kibagem de site gringo e pouca produção original. O que importava era publicar coisas simples, fáceis de serem vistas e com potencial de gerar audiência suficiente para ganhar uns trocados e proporcionar tráfego para outros blogs, através de parcerias. Como resultado disso tudo, ocorreu o inchamento da internet por blogs chatos, que publicavam sempre a mesma coisa e sempre com pouca qualidade. Para sobreviver, ou você conseguia uma parceria com um blog já consolidado, ou então partia para as parcerias por troca de visitas, que acabavam motivando os blogs a fazerem apenas posts que gerassem grande audiência e, consequentemente, não priorizassem a qualidade de conteúdo.

Anjinho descobrindo que, assim como em vários programas de TV, muitos sites na internet fazem de tudo por audiência

Além disso, era comum um distanciamento profundo dos blogs de humor das questões do cotidiano, ao contrário do que acontecia em outros países. Assuntos importantes eram desprezados ou ignorados, pois era muito mais fácil traduzir um post do 9Gag ou de algum site de memes. Tendo experimentado e vivenciado tudo isso, resolvemos partir para uma empreitada diferente, ou seja, focar em conteúdos autorais e que tratassem de assuntos importantes do dia a dia. Para isso, o blog precisaria de uma nova cara, de uma nova pegada (ui), de uma nova fase. Era hora de pensar como fazer isso tudo.

Não seja um alienadinho, vote no Anjinho e no Diabinho!

Porém, pegando todo mundo de surpresa, veio o junho de 2013. Brasileiros foram às ruas motivados pelos protestos contra o aumento da tarifa de ônibus em várias cidades, e o compartilhamento de conteúdo pela internet foi essencial para que tudo acontecesse. Vários blogs publicaram as atrocidades cometidas pelo Estado para reprimir os protestos, o que acabou gerando uma inédita demanda por conteúdos deste tipo na blogosfera. Ao mesmo tempo, páginas no Facebook pipocaram utilizando o humor para abordar temas como política, educação e direitos humanos.

Assim, para colocar esta nova fase no ar, fizemos de tudo: saímos às ruas para vender latas vazias ao dono da esquina, montamos uma barraca de suco de tamarindo com gosto de limão (mas que parece laranja), plantamos árvores de carambolas que deram muitas carambolas e então vendemos as carambolas e plantamos mais carambolas, vendemos churros gostosinhos e fresquinhos, até que juntamos os trocados suficientes para contratar a consultoria do George R. R. Martin e lançar a nova temporada!

logo-desordem

Para esta nova fase, o blog fez um “recorte” em seu conteúdo. É inútil ficar publicando as mesmas coisas engraçadas que todos os outros blogs publicam, mas é essencial usar o humor para falar e atrair a atenção das pessoas para questões muito importantes. Se há uma gestão de conteúdo realmente interessante a se fazer, é a daquele conteúdo que realmente “tem conteúdo”.

O Desordem Pública é um blog de humor e entretenimento que aborda assuntos do cotidiano de uma forma descontraída, bem humorada e crítica, com o objetivo de fazer o leitor refletir sobre o mundo em que ele vive. Sua tarefa é criar e reunir conteúdos que permitam ao leitor pensar e analisar criticamente o dia a dia e a sociedade, através de temas como cultura, política e direitos humanos. E se você não está satisfeito com a ordem das coisas neste mundo, bem vindo à desordem! ;-)

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Desordem Pública no Segundo Turno do Prêmio Top Blog!

Desordem Pública de cara nova!

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