As editoras brasileiras venderam 434,92 milhões de livros em 2012, com um faturamento de R$ 4,98 bilhões. Segundo dados da pesquisa “Retratos da Leitura no Brasil”existem 88,2 milhões de leitores no país, de um total de 178 milhões de brasileiros com mais de cinco anos de idade.

Todos esses números são empolgantes, afinal de contas, já pensou ganhar dinheiro escrevendo um livro? Aí você pode falar “ah, não tenho tempo pra isso”, ou “não sei escrever direito”, ou ainda “não sei muito sobre um determinado assunto, para escrever sobre ele”. Oras bolas, seus problemas acabaram!

Tá certo que a tarefa de lançar um best-seller, ou um livro que tenha grande venda e repercussão, não é fácil. Porém, com as dicas a seguir, você pode ter muito sucesso! Confira! ;)

 

1) Escolha um tema. (O RLY?)

Sim, tudo começa por um tema. Só que escolha um tema polêmico, daqueles que fazem  muita gente se descabelar. Sabe aquela história de que política, futebol e religião não se discute? Tá aí uma boa dica.

 

2) Solicite à editora que irá lançar o seu livro que faça uma capa com várias figuras relevantes sobre o tema por você escolhido.

O sucesso editorial do livro pode ir além da escrita: a arte gráfica da capa, a diagramação do conteúdo, as cores utilizadas, a textura e tipo de papel, a fonte e disposição do texto, tudo isso deve ser levado em consideração. Já ouviu aquele papo de que fulano ou ciclano comprou um livro pela capa? Então invista nela! Dentro do tema que você escolheu, selecione uns 10 personagens importantes e reúna todos na capa. Detalhe: certifique-se de que você pode escrever coisas polêmicas sobre cada uma deles.

guias

3) Escreva qualquer abobrinha que possa gerar polêmica.

É aí que você precisará utilizar a sua criatividade. Não tenha medo de criar. Ficção é um gênero de muito sucesso.

guia-politicamente-incorreto

4) Coloque uma seção de “Bibliografia” no final do livro.

Muitas pessoas acreditam em tudo o que leem, mas algumas delas podem virar devotas de seu texto/opinião/teoria da conspiração se você puder associá-lo a alguma obra. A bibliografia trará um “ar” de relevância ao que você escrever, não importa o que seja. É importante citar vários livros e autores, afinal, quem irá questionar uma obra com uma bibliografia extensa? Se necessário (e será), tire do contexto ou distorça as citações utilizadas. O importante é ter uma bibliografia (as pessoas não se darão ao trabalho de pesquisar se as suas citações dizem o que você diz que elas dizem – what?).  Detalhe: tudo o que você encontrar pode ser considerado obra crível, mesmo que tenha sido escrito por um, por exemplo, astrólogo que não tenha nem o diploma do Ensino Fundamental.

 

5) O título do livro deve ser: “Guia Politicamente Incorreto do(a) _______________” (acrescente o tema escolhido no espaço ao lado).

politicamente-incorreto-pirikart

 

Pronto! Divirta-se com a grana que você ganhará com a vendagem dos livros e a participação em colunas de revistas e programas de TV! Você será tratado como um especialista do assunto escrito, uma grande celebridade! Aproveite! :)

50-tons-cinza

50 Tons de… Fúcsia?

stoya-orgasmo

Stoya sente orgasmo com leitura prazerosa

Batman ao longo dos anos