Escavando bem fundo na memória, hoje vamos relembrar daquela série infantil tããããão fofa, o Pingu!  Os adoradores de pinguins vão entrar em êxtase agora por tanta fofura!

Pingu foi uma série de animação feita lá na Suíça (um país de deliciosos chocolates, por sinal – ao menos os que eu comi eram ótimos!) pela Tricksfilm Studios, depois a inglesa HIT Entertainment comprou os direitos e fez mais uma cassetada de episódios. Seus primeiros episódios foram ao ar em 1986. O idioma falado pelos pinguins do desenho  é – creia – o Pinguinês, e como era na verdade um amontoado de sons sem sentido, Pingu veio para o Brasil sem necessidade de dublagem, para tristeza dos pobres dubladores desempregados.

A técnica que os estúdios utilizavam se chama Claymation, um tipo de filmagem feito em stopmotion baseada em materiais de barro, plasticina ou massinha de modelar mesmo – daí a “consistência” do desenho. Cada quadro era fotografado e as imagens juntadas em uma película. Não tem uma pessoa que não via um episódio e não pegava aquelas massinhas de modelar pra tentar fazer algum objeto do cenário glacial em que Pingu e sua família moravam – meus iglus eram de tijolos vermelhos. :)

Para conferir, olha só o episódio em que nasce a irmãzinha dele!

Pois então, a série se passa no Pólo Sul, onde Pingu tem 12 anos e vive com a mãe, o pai , que é carteiro, e a irmãzinha, Pinga (mas não é esse tipo de Pinga que você está pensando). Antes do nascimento dela, ele tinha uma personalidade mais bebezona, mas depois que ela nasceu ficou mais traquina.

Dentre esses personagens, há também os amigos Pingo (da escola), e a foca Robby, melhor amigo de Pingu.  Há também o Vovô (tipo o avô dos sonhos de todo mundo), a Pingi e o Bajoo.

Pingo e Robby sempre entram nas traquinagens e aventuras nas quais Pingu  se mete. A Pingi, tadinha, era toda amores pro Pingu, para serem amiguinhos mesmo, mas ele sempre a rejeitava – coisa de moleques. Depois de uma briga de bolas de neve em que ela mostra toda sua fúria, eles ficam mais amiguinhos e namoradinhos.

Já Bajoo é um “Homem das Neves Jr.”, mas na verdade não passa de alguém todo tímido e desajeitado.

 

Durante os desenhos, Pingu passa por situações de conflitos engraçados, como o ciúme entre irmãos pela atenção dos pais.

Eu lembro de um episódio que ele mente que está escovando os dentes, entra no banheiro e esfrega a escova na banheira, o *shrik shrik* da escova engana a mãe dele.

Entretanto, o desenho foi proibido em alguns lugares por algumas questões objetáveis, como do comportamento abusivo dos pais em um episódio (a mãe bate no Pingu por sua malcriação), ou como quando ele faz xixi no chão porque o vaso é muito alto, ou quando uma gaivota repetidamente faz cocô na cabeça dele. Coisas da vida, né gente? não

Agora cá entre nós, eu acho que o Pingu é um dos melhores caras-de-emoticon que já existiu.

E se você quer saber mais e chorar mais ainda de emoção por ver como está velho e nostálgico, pode clicar aqui e entrar no website do Pingu e seus amiguinhos. É disponível em inglês, em alemão, em francês, até em japonês mas nada de português. Hora de exercitar seus conhecimentos linguísticos! Ouns!

esta-terra-minha

Animação mostra a história trágica dos conflitos no Oriente Médio

topo-protesto-chaves

O primeiro protesto a gente nunca esquece

Ana Maria Braga é Atropelada por Carro Inteligente