Enquanto no Egito o povo vai às ruas para botar pra fora um tirano que está há mais de trinta anos no poder, no Brasil o povo xinga muito no Twitter um coronelzinho que está praticamente o mesmo período metendo o bedelho na vida política brasileira.

José Ribamar Ferreira de Araújo Costa, também conhecido como José Sarney, ingressou na carreira política em 1950, e dela nunca mais saiu. Foi deputado, governador, senador e Presidente da República de 1985 a 1990, assumindo o posto que seria ocupado por Tancredo Neves, que misteriosamente morreu poucos dias antes de sua posse.

E de lá não saiu mais. Dirigiu o país e depois sempre procurou se manter sentado em alguma importante poltrona de Brasília. Natural de Pinheiro, cidade do MARANHÃO, Sarney é atualmente senador pelo estado do AMAPÁ! Incrível, não? Logo após passar a faixa de presidente para Collor, José Sarney transferiu seu domicílio eleitoral para o recém-criado estado do Amapá, onde se candidatou ao senado e foi eleito no mesmo ano…

Reeleito ao Senado em 1998 e 2006, o bigodudo é representante do Amapá há quase vinte anos! Durante todo este tempo, foi Presidente do Senado de 1995 a 1997, 2003 a 2005, de 2009 a 2011 e de 2011 até a atualidade, infelizmente. Mas como será que ele consegue ficar todo esse tempo no poder?

Pela simples tática “Maria vai com as outras”. Sarney nunca foi um político de personalidade, com pontos de vistas e motivações próprias; sempre foi um adulador e puxa-saco de todos os governantes que passaram por este país. Era um governista nato. Se Hitler fosse presidente, estaria ao lado dele. Se Gandhi assumisse a presidência, estaria ao lado dele. E por aí vai.

Antes do Golpe Militar, apoiava João Goulart. Depois do Golpe, integrou-se à ARENA e apoiou todos os generais-presidentes.  Na época de Collor ficou um tanto afastado da política, mas logo após o impeachment passou a apoiar Itamar Franco, depois FHCLula e depois . E agora, claro, a Dilma. Mas a política é assim. Lula, quando metalúrgico, criticava ferozmente José Sarney. Quando presidente, há pouquíssimo tempo atrás, defendeu o bigodudo com todas as suas 9 garras. Impressionante.

Em todo esse tempo no poder, Sarney ficou bilionário, enquanto seu estado natal era um dos mais subdesenvolvidos do país. Denúncias diversas de nomeação de parentes em cargos públicos, uso de sua emissora de TV para fins eleitorais, imóveis não declarados, desvio de verbas, farras com passagens aéreas entre outros escândalos. E o povo, na maioria das vezes, ficou bem caladinho.

É engraçado como o brasileiro adora ver manifestações gigantes como a dos egípcios ao mesmo tempo que cultua uma democracia repleta de múmias e faraós tão antigos e antiquados como qualquer ditador estrangeiro. Ele aprova o protesto do povo egípcio, mas tem preguiça em pensar sobre o caos político do próprio país.

Para ele, é bacana ver no Jornal Nacional todo aquele povo exótico lutando por seus direitos. É como se ele estivesse lá também. Mas na hora que ele realmente deve estar, ele desaparece todo fadigado, descansando na frente da TV ou do computador.

Charges daqui.

topo-comunismo

10 notícias que mostram que o mundo já é comunista e bolivariano

obama-hillary

Reação do presidente Obama à petição contra o Golpe Comunista

drogo

A História da Guerra ao Drugo