Sasha Grey faz parte de um seleto grupo de mulheres que se destacam claramente das demais. E não é por aquilo que você está pensando…

A diferença salarial entre homens e mulheres ainda é grande em todo o mundo. Aqui no Brasil, esse fenômeno acontece com todo vigor e parece ser um tanto difícil de ser equacionado. Entretanto, dentre todas as profissões existentes, há um ramo onde as mulheres ganham tão bem ou até bem mais que os homens: o mercado dos filmes adultos. Foi por isso que nossa incrível musa resolveu encabeçar (ui) a campanha Equal Pay Day!

Relegada a uma posição de “segunda categoria” ao longo de toda história de nossa amável civilização ocidental, as mulheres tiveram algumas conquistas após muita luta. Essa tarefa não foi nada fácil e continua sendo uma penúria. Uma sociedade que durante séculos se formou acreditando que a mulher foi criada a partir de um pedaço do homem e que, além disso, foi a responsável por espalhar todos os pecados do mundo por ser uma xereta, intrometida e desobediente, tem sérios probleminhas a serem resolvidos. Passar por cima deles, esmagando as ideias retrógradas de que as mulheres deveriam ser apenas boas mães e donas de casa, não é fácil. Não é à toa que até o século passado (ontem, praticamente) a grade escolar das menininhas nas escolas possuiam aulas de agulha, costura e bordados. Era a sociedade impondo à mulher a sua função fundamental, desde os bancos escolares.

Dados da Pnad 2012 (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios) mostravam que após dez anos em queda, a diferença salarial entre homens e mulheres havia aumentado no Brasil. O rendimento médio mensal das mulheres era equivalente a 72,9% do dos homens. De forma impressionante, quanto mais elevado o grau de escolaridade das mulheres no mercado de trabalho, maior a diferença salarial na comparação com os homens.

A campanha do Equal Pay Day (ou Dia da Igualdade Salarial) existe para gerar uma reflexão sobre o tema. Para saber mais sobre o movimento, www.equalpayday.be.

Publicado originalmente em 13/04/12 e atualizado especialmente para a nova temporada do blog :)

zamiliano-christy-mack

Christy Mack e a violência de gênero

first-gay-hug

Gays e homofóbicos são colocados frente a frente para um abraço

topo-campanha-agressao-mulheres

Uma Foto por Dia no Pior Ano da Minha Vida